Luís César de Moura Menezes, MSc, PMP – 19 de agosto de 2019
O Brasil encontra-se numa transição bastante cruel e longa para todos os empresários que aqui operam, sejam eles grandes ou pequenos.
Incertezas políticas, um ambiente econômico desfavorável, pressões políticas de toda ordem, insegurança visível, deterioração na educação e consequentemente dos profissionais que você pode contratar, condições de saúde que debilitam o equilíbrio das pessoas e profissionais.
Inúmeros empresários buscam no mercado exterior uma forma de compensar as baixas e oscilações do mercado local.
Operar no exterior não é, entretanto, uma atividade simples e corriqueira. Novas leis, uma outra estrutura tributária, aspectos culturais que impactam os negócios, novas regras de negócio e de marketing na veiculação de produtos e de serviços.
Existem alguns países e mercados que são muito atraentes aos brasileiros. O de Portugal é um deles. A facilidade do idioma atrai inúmeras pessoas e atrai profissionais e o empresário brasileiro.
Se olharmos Portugal com uma lente amplificada, não veremos apenas os seus 10 milhões de habitantes, mas sim os mais de 500 milhões de pessoas que vivem no mercado comum europeu. Isso começa a viabilizar inúmeros negócios.
Portugal criou inúmeras formas de atrair investimentos para o seu país, uma delas foi através do Startup Visa. Um visto concedido a empresas, startups de base tecnológica, que queiram se instalar no país.
Apesar da facilidade de julgamento, análise e suporte, é importante que você, que tenha essa alternativa em sua mente ou, caso você nunca tenha pensado nisso, que tal colocar essa possibilidade no seu radar.
Inúmeras empresas estão aproveitando o ecossistema que foi criado, e está sendo aperfeiçoado, em Portugal, com centenas de incubadoras e estrutura para dar suporte ao empreendedor que queira se desenvolver por lá.
É importante que o empreendedor vá com clareza de propósitos e sabendo dos passos que deverá dar nessa empreitada. A gestão de projetos, com apoio de profissionais, especialistas no assunto de internacionalização para o mercado português, pode fazer a diferença entre o sucesso e uma mera aventura.
Três empresas com experiência na internacionalização de empresas reuniram-se para facilitar e tornar mais viável a sua expansão para o velho continente. A Bazaar, a Barelli & Gastaldello Advogados e a Síntese Consultoria formaram um importante tripé para os empresários que avaliem a possibilidade de internacionalizar-se.
Assim, de forma a apoiar todos os empresários que queiram conhecer como funciona essa modalidade de internacionalização, organizamos o BOOTCAMP PORTUGAL DESENVOLVIMENTO NEGÓCIOS NA EUROPA, que ocorrerá no próximo dia 26 de setembro, das 8h00 as 20h00, nas instalações do Centro Universitário Italo-Brasileiro, em São Paulo.
O participante terá uma verdadeira maratona de informações e suporte para que possa avaliar seu negócio em Portugal, os trâmites legais e burocráticos necessários ao Startup Visa bem como os aspectos culturais do país de origem de nossos descobridores.
É hora de descobrirmos Portugal.
Vamos lá!!!