SÍNTESE CONSULTORIA

Por que nossos serviços se destacam?

A Síntese Consultoria e Gestão de Negócios foi criada com a missão de ser uma empresa de consultoria e assessoramento, fruto de uma visão empresarial arrojada. Trabalha em conjunto com seus clientes, capacitando-os em sua área de atuação específica, metodologia própria de trabalho, poder de entendimento das situações, análise e síntese de seus consultores. As experiências dos nossos consultores, conhecimento das dinâmicas organizacionais e visão estratégica são características que nos diferencia de outras empresas que atuam no mesmo segmento.

Implantação

Torna-se indispensável estabelecer mecanismos que permitam uma adequada gestão de projetos com o atual crescimento do volume e da complexidade das iniciativas nas empresas. Para que que seja possível atingir resultados positivos, a Síntese Consultoria oferece implantações de metodologias, escritórios de projeto (PMO), portifólios e programas de forma ampla e efetiva, aumentado significativamente as probabilidades de sucesso.

Cursos de Capacitação

Possuímos cursos-padrão, todos alinhados com os conceitos e técnicas enunciadas pelo PMI. Estes cursos-padrão podem, entretanto, ser customizados para atender as necessidades específicas de sua organização.

Consultoria

Tecnicamente estamos aptos a apoiá-los em qualquer momento do projeto seja na sua concepção, estruturação, na análise de riscos, na montagem de um plano de comunicação, gestão de contratos, apoio a execução e sistema de monitoramento e controle para o projeto.

Cursos e Capacitação

Possuímos cursos-padrão, todos alinhados com os conceitos e técnicas enunciadas pelo PMI. Estes cursos-padrão podem, entretanto, ser customizados para atender as necessidades específicas de sua organização.

1. A prática da Gestão de Projetos nas Empresas

Objetivo: apresentar e discutir conceitos, modernas técnicas e ferramentas para a gestão de projetos empresariais.

Programa:

  • Projetos e estratégias;
  • A estratégia e sua relação com os Programas e Projetos;
  • Como assegurar resultados na empresa;
  • Início e planejamento e os principais equívocos encontrados;
  • Melhores práticas aceitas mundialmente;
  • Execução, monitoramento, controle e fechamento;
  • As principais atividades no Ciclo de Vida e sua natureza;
  • Ajustando mudanças e entregas no projeto;
  • Avaliação de resultados;

2. Gestão de Prazos e de Custos

Objetivo: saber como estimar e monitorar prazos e custos, áreas sensíveis, dentro de um projeto.

Programa:

  • Escopo, prazos e custos: relacionamento entre os três elementos;
  • Avaliação de sucesso no projeto;
  • Envolvidos e como gerenciá-los;
  • Estimativas e alocação de recursos;
  • Quem deve estimar;
  • Criação de cenários;
  • Como dimensionar reservas, balanceamento e nivelamento de recursos;
  • Execução das atividades;
  • Mudanças e entregas : controle de prazos e de custos, entregas parciais e final, mudanças no projeto;

3. Gestão de Riscos em Projetos

Objetivo: aprender e praticar técnicas e conceitos que facilitem gerir fatores que ameacem ou que favoreçam o sucesso de um projeto.

Programa:

  • Introdução;
  • Planejamento de Gestão de Riscos;
  • Identificação de Riscos;
  • Qualificação de Riscos;
  • Quantificação de Riscos;
  • Definição de Respostas aos Riscos;
  • Controle de Riscos;

4. Competências na Gestão de Projetos

Objetivo: debater casos e situações de projeto que colocarão o profissional de projetos frente a frente com a necessidade de reconhecer aliados na organização, formar times e estabelecer mecanismos de negociação e que aumentem a sua capacidade de comunicação para que seus projetos sejam bem sucedidos.

Programa:

  • A estrutura da organização como instrumento de trabalho para o gestor;
  • O time: formação e evolução;
  • Como lidar com os conflitos no projeto;
  • Liderança frente ao time: como criar e mantê-la;
  • Estabelecendo processos de comunicação;
  • Implantando a comunicação no projeto e com o cliente;
  • Negociação no ambiente de projetos;

5. Implantação de Projetos

Objetivo: apresentar e discutir casos e situações de projeto fortalecendo conceitos, apresentando técnicas e ferramentas para a gestão e a implantação de projetos nas empresas. Estaremos totalmente alinhados aos preceitos do PMI Project Management Institute.

Programa:

  • A ligação entre os projetos e a estratégia da empresa;
  • Como cuidar para que o projeto seja aceito e aprovado;
  • O planejamento de recursos, prazos, custos e riscos no projeto;
  • Fortalecendo uma boa comunicação no projeto;
  • Identificação de mecanismos de controle;
  • Fatores importantes na execução do projeto;
  • Documentando e aprendendo com o final do projeto;
  • Fatores-chave de sucesso para os projetos;

6. Gestão da comunicação em Projetos

Objetivo: comunicar e gerir melhor o conjunto de influenciadores de um projeto.

Programa:

  • O que é a comunicação: princípios e fatos;
  • Como o PMI vê a gestão da comunicação nos projetos;
  • Processos de comunicação: boas práticas;
  • A comunicação na prática: desafios;
  • A estrutura organizacional e a comunicação;
  • Trabalhando os stakeholders num projeto;
  • Mensuração para avaliação de stakeholders;
  • Como garantir a comunicação eficaz no projeto;

7. Gestão de Projetos na Organização

Objetivo: fornecer elementos cruciais para que projetos possam ser geridos e produzir frutos positivos para a organização e a coletividade.

Programa:

  • Os projetos no nosso dia-a-dia;
  • Gestão de projeto como instrumento: o início;
  • Detalhando o Projeto;
  • Execução e Controle do Projeto;
  • Encerrando o Projeto;

8. Preparatório para a Certificação PMP

Objetivo: Qualificar profissionais de gestão de projetos para que estejam aptos e possam certificar-se como PMP Project Management Professionals, pelo PMI Project Management Institute.

Programa:

  • Exame simulado;
  • Contexto, processos e gestão da integração no Projeto;
  • Gestão do escopo e de custos;
  • Gestão do tempo;
  • Gestão da Qualidade e dos Recursos Humanos;
  • Gestão de Riscos e da Comunicação;
  • Gestão do Procurement e Responsabilidade Profissional;
  • Exame simulado final;

9. Elaboração de Planos de Negócios Competitivos

Objetivo: conceber e estruturar propostas de negócios e projetos que possam ser formalmente submetidos e avaliados para obtenção de recursos para seu desenvolvimento.

Programa:

  • Sumário Executivo;
  • Mercado e Competidores;
  • Produtos e Serviços;
  • Estratégia de Negócio;
  • Plano de Marketing;
  • Gestão e Competências;
  • Estrutura e Operação;
  • Plano Financeiro;

10. Visão Gerencial em Projetos

Objetivo: Desenvolver e aplicar conceitos e técnicas da gestão de projetos aplicados a melhoria de processos com ênfase nos aspectos de relacionamento interpessoal, liderança e na comunicação a um grupo com até 30 participantes de áreas distintas.

Programa:

  • Visão técnica na gestão de projetos;
  • A comunicação como um processo;
  • Base motivacional para interação humana;
  • Comportamento durante conflitos e oposições;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Negociação em Projetos;
  • Desafios da liderança de equipes;
  • Identificação das necessidades de equipes e indivíduos;
  • Definição de papéis dos membros da equipe;

11. Habilidades Gerenciais em Projetos

Objetivo: Desenvolver e aplicar conceitos associados a técnicas comportamentais que facilitem e agilizem a gestão de projetos nas empresas.

Programa:

  • A dimensão da gestão de um projeto;
  • O início do trabalho em equipe;
  • Habilidades de Comunicação;
  • Liderança frente ao time;
  • Solução de Problemas em Projeto;
  • Administração do tempo;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Negociação em projetos;
  • O cliente e o projeto;

12. Gestão de Recursos Humanos e a Integração num Projeto

Objetivo: Compreender a dimensão humana nos projetos e buscar a sua integração com habilidades técnicas e que levem o projeto ao sucesso.

Programa:

  • A estrutura organizacional e o projeto;
  • O time no projeto;
  • Montando o Plano do Projeto;
  • A execução do Plano do Projeto;
  • Os conflitos no projeto;
  • Liderança no projeto;

13. Liderança e Comunicação em Projetos

Objetivo: Promover aspectos que constroem a liderança de profissionais em projetos e que facilitem a comunicação dentro e fora do projeto.

Programa:

  • A estrutura como instrumento de gestão;
  • O time do projeto;
  • Os conflitos no projeto;
  • Liderança no projeto;
  • Comunicação como um processo;
  • O planejamento da comunicação;
  • A negociação em projetos;

14. Fundamentos da Gestão de Projetos (16, 20 ou 24 horas)

Objetivo: Fazer com que profissionais possam ampliar as suas capacitações no âmbito da gestão de projetos em organizações públicas e privadas.

Programa:

  • Metodologia;
  • Conceitos e técnicas para a gestão de projetos;
  • Ciclo de Vida de um projeto;
  • Concepção, desenvolvimento e encerramento;

15. Gestão de Projetos para Membros de Time de projeto

Objetivo: Fazer com que profissionais que participem como especialistas nos projetos possam contribuir positivamente com a gestão dos projetos em que participem.

Programa:

  • A óptica do participante de um time de projeto;
  • Os principais elementos empregados na gestão de um projeto;
  • O foco de contribuir na “gestão”;
  • Atuar na “compreensão” do que é um projeto e como melhor participar dele;

16. Gestão Estratégica da Empresa ... por Projetos

Objetivo: Atuar com profissionais que trabalhem a estratégia e planos de longo alcance a fazerem seu desdobramento na empresa ou instituição.

Programa:

  • Como fazer a ligação entre a estratégia emanada pela alta administração de uma organização e o seu desdobramento em projetos;
  • A formação do portfólio de da empresa;
  • Aspectos da gestão de um programa;
  • Gestão de indicadores estratégicos de desempenho;

17. Gestão de Contratos em Projetos

Objetivo: Atuar com profissionais que trabalhem na gestão de contratos – com fornecedores ou com clientes – a como proceder a sua conexão com aspectos jurídicos, financeiros e operacionais.

Programa:

  • Definição da abrangência e a gestão de contratos;
  • Definição do ciclo das necessidades do projeto e identificação das especificações;
  • A escolha dos tipos de contratos a serem empregados;
  • O fluxo de solicitações;
  • A mecânica de solicitação, aquisição e contratação;
  • O encerramento dos contratos estabelecidos;

18. Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação

Objetivo: Apresentar as particularidades e características de um projeto na área de tecnologia da informação e as principais metodologias para gerir projetos nesta área.

Programa:

  • Introduzir aos alunos conceitos de planejamento;
  • Apresentar o controle e execução da disciplina de gestão de projetos;
  • Técnicas de implementação de um projeto em TI;
  • Métricas e práticas associadas aos projetos de TI;

19. Implantação de um Escritório de Projetos o PMO Project Management Office

Objetivo: Apresentar mecanismos e ferramentas básicas para definir e implementar um PMO dentro de uma organização.

Programa:

  • Os diversos tipos de escritórios de projeto;
  • O suporte ao desenvolvimento de projetos numa organização;
  • O posicionamento do PMO na estrutura organizacional da empresa;
  • Formas distintas que permitem a implementação do PMO;
  • A gestão de mudanças na organização;

20. Montando a Estrutura Analítica do Projeto – a WBS

Objetivo: Apresentar e desenvolver com os participantes uma estrutura analítica de um projeto e sua documentação.

Programa:

  • Apresentação do instrumental;
  • Detalhes e desenvolvimento de modelos;
  • Obtenção de uma estrutura analítica de projetos – EAP (ou WBS – Work Breakdown Structure);
  • Apresentação de várias ferramentas distintas para o registro e documentação de uma WBS;

21. A organização de uma Reunião de Partida – Kick off Meeting

Objetivo: Apoiar a organização e condução de reuniões de partida internas e externas, com distintas finalidades num projeto.

Programa:

  • Quando e o que fazer numa reunião de partida;
  • Os tipos de Kickoff Meeting;
  • Como utilizá-la melhor;
  • Instrumental para aqueles que queiram implementar a prática das “reuniões de partida” em seus projetos;
  • Como prepará-la, os cuidados durante a sua condução, o que fazer após a Reunião de Partida;

22. A condução de sessões de Lições Aprendidas

Objetivo: Orientar, estruturar e desenvolver com os participantes sessões de Lições Aprendidas.

Programa:

  • A gestão do conhecimento num projeto;
  • O aprendizado durante o desenvolvimento do projeto;
  • Entender o que é uma sessão de Lições Aprendidas;
  • O objetivo, intercorrências e decorrências para o sucesso no aprendizado com o projeto e para a organização;
  • Como instrumentalizar as Lições Aprendidas;

23. Oficina em Gestão de Projetos – uma experiência prática

Objetivo: Apresentar e desenvolver com os participantes uma estrutura analítica de um projeto e sua documentação.

Programa: Trabalhar com profissionais que já conheçam conceitos e técnicas em Gestão de Projetos. Será apresentada uma metodologia específica, discutidos os papéis a serem desempenhados e a partir daí desenvolver um projeto. Neste projeto trabalharemos todo o seu Ciclo de Vida até o seu encerramento. Será fornecido um conjunto de ferramentas que facilitarão o registro e a documentação do projeto. A finalização dos trabalhos se dará com uma avaliação das Lições Aprendidas.

24. A visão da alta administração sobre a Gestão de Projetos

Objetivo: Orientar a alta administração de uma organização no desenvolvimento de seu papel estratégico frente ao seu conjunto de projetos.

Programa:

  • O trabalho que envolve a alta administração da empresa;
  • A sua percepção de um projeto em movimento;
  • A identificação do projeto e de suas características e atores;

  • Como ocorrem os relacionamentos ao longo do desenvolvimento do projeto;

  • Um reforço ao posicionamento da alta administração para o sucesso dos projetos;

25. Potencialização de Times de Projeto (outdoor training)

Objetivo: Trabalho desenvolvido para permitir que times sejam formados e desenvolvam um melhor trabalho em conjunto.

Programa: Este trabalho procura fazer com que os times de projeto potencializem a sua atuação através de um melhor entendimento sobre os diversos parâmetros que envolvem o trabalho em equipe. Este trabalho, além de atividades em sala de aula, se utiliza de metodologia de treinamento experiência ao ar livre com atividades low ropes.

26. Gestão de Projetos Wilderness – a prática da Gestão de Projetos

Objetivo: Este trabalho se assemelha a uma oficina desenvolvida para permitir que times de projetos desenvolvam um melhor trabalho em conjunto.

Programa: O “projeto wilderness” consiste na montagem de um acampamento “semi-selvagem” – acessível por automóvel em hotel fazenda em Campos do Jordão, São Paulo – seguido de uma Trilha de Orientação – com auxílio de bússola e mapa – com desafios coletivos e de superação pessoal durante o percurso. O pernoite no acampamento pode ser opcional, a critério da empresa. O tratamento das informações sobre o acampamento e o percurso será o de um projeto aonde os participantes deverão contar com prazos e recursos existentes – e limitados – para a execução de seu projeto.

27. Desempenho Eficaz Como Advogado

Objetivo: Trabalho que capacita profissionais que se relacionam com outras pessoas – dentro e fora da organização – a se comunicarem e terem um desempenho potencializado. Melhoram suas habilidades de relacionamento, interpretação e teatralidade, como requisito básico ao seu melhor desempenho com seus clientes, em defesas, ações judiciais ou num ambiente público.

Programa: 

Comunicação: o processo técnico e seus componentes; filtros no emissor e no receptor e como tratá-los, a percepção dos envolvidos.

Escuta: a importância e como trabalhar a concentração, o desenvolvimento e percepção da paciência, como criar e desenvolver a empatia.

Oratória e Postura Corporal: a voz utilizada como instrumento do profissional, a linguagem do corpo sendo reconhecida e trabalhada como ferramenta, a demonstração de idéias abstratas e mais concretas.

Improvisação: como capturar, entender e trabalhar rapidamente o inusitado, criando um objetivo direcionador para o foco da comunicação e do relacionamento, fatores e técnicas que facilitam o controle situacional.

Persuasão e Argumentação: como perceber e identificar o outro, como desenvolver e empregar a sua criatividade e convicção, aplicando técnicas de dramatização.

Controle das Emoções: utilizando a respiração como instrumento, como a autoconfiança pode ser desenvolvida e empregada no controle das emoções, os primeiros embates e o desenvolvimento de atitudes de superação.

28. Gestão de Projetos com Métodos Híbridos

Objetivo: Trabalho que apresenta métodos híbridos para a gestão de projetos e capacita profissionais na sua utilização.

Programa: 

  • Visão Geral sobre a Gestão de Projetos;

  • Ações na Concepção de Projetos Híbridos ;

  • O planejamento em Projetos Híbridos;

  • A programação das atividades;

  • Implementar e controlar Projetos Híbridos;

  • Encerrar e aprender com o projeto;

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