SÍNTESE CONSULTORIA

O que é Gestão de Projetos?

Quando pensamos em gestão de projetos a primeira referência que pensamos é no PMI (Project Management Institute), de acordo com o instituto “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Os projetos e as operações têm suas diferenças, principalmente, no fato que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são “contínuas e repetitivas”.

Aplicando esse conceito ao nosso dia a dia, a verdade é que a gestão de projetos está em tudo, presente nos âmbitos profissionais e pessoais e, muitas vezes, em mais de uma situação no mesmo período.

Mas, afinal o que é um projeto? Tem o esforço temporário para produzir um resultado único, que tem como foco gerar resultados de um produto ou serviço.

O curso de Gestão de Projetos é uma compilação de melhores práticas para iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar um projeto.

Onde você terá maiores chances de sucesso, aproveitando a experiência de milhares de outros gerentes de projetos.

O processo de planejamento detalhado envolve diversos aspectos, começando pela coleta de informações e definição do escopo. Uma estrutura hierárquica orienta as entregas que contém todo o trabalho do projeto.

A partir daí podemos definir as atividades, estimando os recursos para obter o cronograma e orçamento do projeto, além do escopo teórico é preciso considerar as comunicações dos recursos humanos.

O nosso mundo vem se transformando e nossas ações estão muito mais integradas, as nossas atitudes refletem em todos os setores de nossas vidas, aqui vale lembrar que toda a equipe, passa por desafios cotidianos também.

Por isso, esse egoísmo deve ser deixado de lado, você lapidando suas habilidades para ser um bom gestor de projetos, pode contribuir para uma vida mais saudável de toda uma organização.

Essa interconectividade permite crescerem juntos, assumirem projetos mais complexos, com maior solidez, segurança e agilidade na tomada de decisões.

MATERIAL COMPLEMENTAR

Ganhe um ebook com todo o conteúdo e ferramentas para ir além.

Tem problemas para gerir projetos?Cadastre-se e receba o e-book com material complementar.

INFORMAÇÕES

Luís César de Moura Menezes é Engenheiro pela USP e MSc pela COPPE-UFRJ e Master in Project Management pela George Washington University. Certificado PMP – Project Management Professional pelo PMI – USA desde 1999. Membro do PMI – Project Management Institute US e Brasil.

Habilidades desenvolvidas / Resumo

Agilidade para resolver problemas

Aprenda a ser ágil sem deixar de lado a qualidade do processo.

Gerente de Projetos

Tenha uma visão geral sobre projetos.

Scrum Master

Facilitador do método Scrum e guia dosScrum Teams.

Artigos / Cuross Relacionados

Categorias
Rolar para cima