SÍNTESE CONSULTORIA

CONTROLE E GESTÃO DE PROCESSOS E PROJETOS

Luís César de Moura Menezes, MSc, PMP – 08 de fevereiro de 2019

Importante diferenciar dois conceitos importantes: controle e gestão.
Quando não os temos com clareza em nossa mente, podemos ter muita ineficiência na
condução de atividades rotineiras ou de projetos e de inovação.
Ao falarmos sobre controle, nos referimos ao tratar com parâmetros e variáveis que, de
alguma forma, podem ficar sob o seu comando, sob a sua coordenação. Desta forma, é
possível controlar a força colocada no ajuste de uma válvula, é exequível controlar o
tempo dedicado a uma reunião, ou o capital que lhe foi designado para executar uma
determinada tarefa na empresa.
Já a gestão refere-se ao trato com variáveis que, de alguma forma, fujam ao seu controle
mas devemos, entretanto, fazer com que ocorram. Poderíamos falar de eventos externos,
como a chuva, que interveem ao realizarmos um festival, a interrupção de uma
determinada atividade por um chamado de superior hierárquico, com o mal entendimento
sobre uma ordem que foi transmitida para uma determinada tarefa num projeto, o budget
anual em seu departamento.

O que pode provocar uma queda na produtividade no trabalho é o engano em querer
controlar o que não se tem conhecimento e querer fazer a gestão do que se tem
conhecimento e alçada.
Se você sabe que algo existe e está ao seu alcance, você pode controlar. O que você não
sabe que existe ou sabe que tem alguma possibilidade de existir, se você não fizer a
gestão, aí, isso sim irá lhe controlar.
Processos e Projetos quando são adequadamente planejados criam referências que podem ser
seguidas como prazos a serem cumpridos, datas a serem atendidas, gastos previstos, entregas
pretendidas, desempenhos desejados. Estes elementos são sujeitos a serem controlados,
desde que existe um plano com as referências desejadas.
Fatores humanos, a qualidade, os riscos que podem incorrer e a comunicação em Processos e
em Projetos, podem ser desenhados, mas não possuímos todo o controle sobre eles. Desta
forma devem ser geridos ao invés de controlados. É possível buscar parâmetros que nos
tragam conhecimento para que possamos administrar as reações a fatos novos sobre eles.
Fique atento e evite cometer esse equívoco de querer controlar o que deve ser gerido.
Bom trabalho!

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