Luís César de Moura Menezes, MSc, PMP – 01 de abril de 2019
A gestão de projetos é uma ciência que admite, com bastante naturalidade, o trabalho tanto de homens quanto de mulheres.
Desenvolvido em inúmeros ambientes, é possível contar, sempre, com o apoio de times que distribuem o trabalho. Através da delegação de atividades específicas, é possível ajustar o que for necessário para o desenvolvimento do trabalho.
Atualmente existem enormes diferenças entre homens e mulheres, ligando o gênero ao trabalho. Estar atento ao poder e ao sexismo na sociedade são aspectos muito importantes.
Mulheres e homens ocupam os mais diferentes papéis, que por sua vez, promovem um conjunto de inter-relações que devem gerar benefícios aos projetos.
As mulheres sempre foram marginalizadas, portanto, torna-se primordial que ações sejam tomadas para valorizá-las, para abrir portas, de sorte que possam melhor se posicionar frente as oportunidades no mercado.
É possível afirmar que a história das mulheres é, fundamentalmente, ligada a fatores relacionais, e inclui tudo o que envolve o ser humano, suas aspirações e realizações, suas relações familiares, na sociedade próxima e mais ampla, seus parceiros, suas construções e derrotas.
As transformações da cultura e as mudanças nas ideias nascem das dificuldades de uma época, de um indivíduo, seja ele homem ou mulher. Globalmente o trabalho das mulheres conectam-se as questões de poder e as relações de gênero, estruturadas nas diversas facetas da vida, uma vez que são as relações de poder que determinam à divisão social do trabalho.
Estudos analisam, discutem e trazem à tona a importância da educação da mulher no Brasil desde o período colonial até a atualidade [ALMEIDA, 1988], não esquecendo as diversas fases de luta por conquista de direitos como, o movimento feminista, passando pelo trabalho nas fábricas até a luta de classes.
É importante reconhecer e valorizar as mulheres, seus papéis e influências nas sociedades humanas, assim como o movimento feminista e sua importância na busca pela conquista de direitos para as mulheres.
É importante ter em mente determinados aspectos presentes no contexto social e que contribuíram para a evolução da educação feminina bem como as representações sociais que contribuíram para as mudanças e permanências que interferem na ocupação do espaço público pelo segmento feminino.
A gestão de projetos é apenas um dos aspectos que pode promover uma breve discussão de situações que permeiam a vida das mulheres nas sociedades patriarcais, como é o caso da nossa.
A nossa ação, no sentido de facilitar o acesso e qualificar mais mulheres a gestão de projetos, constitui um reconhecimento político-social feminino. Não basta, apenas, que as mulheres se conscientizem de seus entraves sociais, é importante que os homens percebam que uma sociedade melhor requer o reconhecimento de várias opressões sociais e uma constante reflexão dialógica, para que as existências não sejam anuladas e para que as diferenças tenham o espaço necessário para serem negociadas.
Assim, embora facilitemos o acesso, teremos a convivência de ambos os gêneros no MBA em Gestão de Projetos e Negócios (www.sinteseacademy.com), previsto para ser iniciado em abril de 2019.
O objetivo é o de abrir portas para que tenhamos mais profissionais, do sexo feminino, habilitadas para exercer a função de gestoras de projeto, no mercado de trabalho.
Convidamos você a se preparar fortemente para os desafios que estão por vir.
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Sucesso a vc.
A iniciativa de abrir as portas do MBA as mulheres, através de preços mais acessíveis, é uma iniciativa da Síntese Academy, mas este artigo teve por base o texto em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/729-4.pdf e o documento de ALMEIDA, J. S. de. Mulher e educação a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1988