SÍNTESE CONSULTORIA

AS 10 HABILIDADES MAIS DEMANDADAS NA ÁSIA (LINKEDIN)

Luís César de Moura Menezes, MSc, PMP – 23 de junho de 2019

Você já parou para olhar a quantidade de funções e profissões que estão sofrendo
transformações brutais e mesmo desaparecendo.
O mundo está cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. As novas tecnologias
demandam, das organizações, uma nova visão e o preparo de seus quadros de executivos e
outros colaboradores – internos e externos.
O LinkedIn, através de matéria de Karen Gilchrist, aponta para as 10 habilidades mais
demandadas na Asia, e que podem, rapidamente, ser demandadas ao redor do mundo em
função das grandes mudanças no mundo do trabalho. Embora nascentes, devem ter uma alta
escala de demanda no futuro.
Vale a pena ficarmos atentos a elas e nos prepararmos melhor, a nós e os nossos quadros e
colaboradores.
Estas são habilidades crescentes e foram fruto de informações obtidas com algumas centenas
de milhões de membros da rede. A demanda por elas cresceu bastante nos últimos 5 anos,
tendo se acentuado fortemente nos últimos 12 meses, naquela região.
Segundo o World Economic Forum, 42% das habilidades requeridas para ocupações correntes
devem mudar até 2020, segundo relatório de 2018.
Estão apontadas nesta lista de habilidades os seguintes pontos:
1.Inteligência Artificial – na busca de incrementar a tomada de decisão em empresas e
desempenhar atividades parecidas com as humanas
2.Block Chain – que se refere a práticas contábeis abertas e aceitas na área legal, segurança e
educação
3.Compliance – que garanta o cumprimento de regras e estruturas legais das empresas, nos
diversos países em que opere
4.Integração continuada – no âmbito do desenvolvimento através de plataformas
compartilhadas, de forma a minimizar a proliferação de erros no desenvolvimento de processos
5.Interface no desenvolvimento web – na conversão de dados em interface gráfica ou páginas
na web, especialmente para e-commerce
6.Tecnologia de reconhecimento gestual – aproximando as pessoas e os dispositivos,
ensinando computadores a lerem movimentos humanos e, neste âmbito bancos, educação e
propaganda saíram na frente
7.Projeto centrado no usuário – um novo conceito de colocar a experiência do usuário a frente
das decisões de projeto
8.Processo de automação pela robótica – de forma a automatizar tarefas repetitivas ou de altos
volumes, aonde atendimento a clientes e bancos estão saindo a frente
9.Marketing por Midia Social – na promoção de produtos e serviços a clientes, novos e já
existentes

10.Automação de processos – transformando processos manuais, baseados em regras de
negócio, em processos mais automáticos, especialmente em atividades repetitivas e com
pequenas exigências de qualificação.
Estas novas habilidades não exigirão, apenas, que você tenha se especializado, com
profundidade, nelas. Muito será exigido no âmbito da gestão.
Gerir este conjunto de atividades demandará visão de negócios e habilidades comportamentais
como negociação, comunicação, formação de times, liderança, para que elas possam ocorrer
em harmonia no ambiente de trabalho.

A preparação para a gestão passa, também, pela implementação estruturada de projetos que
levem grupos e grupos de profissionais a se prepararem e melhorarem as suas performances e
a desenvolverem os novos skills.
Será que você já sente estas mudanças acontecendo em seu dia-a-dia?
O nosso papel como consultores e como educadores é o de trazer a tona esta reflexão e,
sempre que possível, ajudar as pessoas a encontrarem caminhos que criem uma melhor
condição para os seus futuros profissionais e como cidadãos.
Vamos juntos nesta jornada?

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